Programa incentiva a leitura em escola de Guaratinga
Furdunço Literário. Este é o nome do programa que foi implantado este ano no Instituto de Educação de Guaratinga (IEG), que está difundindo a prática da leitura lúdica entre os alunos.
O programa que tem por objetivo despertar nos alunos o prazer pela leitura, bem como ampliar suas habilidades e competências, concluíu ontem (dia 13/06) a sua primeira fase, período em que os cerca de 400 alunos participantes estudaram as obras de grandes escritores nacionais e estrangeiros.
A conclusão dessa etapa motivou a realização de um evento especial, em que os participantes fizeram leitura de poemas, crônicas e fábulas, “recortes de movimentos que ocorreram na literatura brasileira”, como salientou a professora Joseli de Souza Alves, professora de língua portuguesa e coordenadora do projeto, além da apresentação de uma peça de teatro, que reviveu a obra de Monteiro Lobato.
Foram expostos ainda, como parte da decoração do auditório onde foi realizado o evento, textos e obras que puderam ser lidas pelos presentes.
O encerramento da 1ª etapa do Furdunço Literário, que foi realizado na tarde de ontem (segunda-feira, dia 14), atraiu todo o alunado do IEG, professores e demais servidores, além da secretária de Educação do município, Noilda Benfica, diretores de diversos departamentos e outras pessoas especialmente convidadas.
A coordenadora do programa espera ainda, que o Furdunço possa ainda, “contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes do seu papel sócio-político”, finaliza.
Matéria Por: ASCOM - PMG