GUARATINGA: BICHO PREGUIÇA É ENCONTRADO PELA PM EM ESTRADA

02-06-2011 17:00

 Um bicho preguiça em situação de risco foi recuperado pela Polícia Militar, no começo da tarde de sábado (28), em Guaratinga. O animal, muito debilitado, foi encontrado às margens de uma estrada vicinal, em Cajuíta, zona rural do município. Os policiais preferiram não soltá-lo na natureza, com receio de que o bicho pudesse ser recapturado ou até morto por caçadores.

'Aparentemente, o bicho não tinha nenhuma fratura ou vestígios de tiros. Ele estava na beira da estrada. Não sabemos se ia atravessar', disse o policial militar Marcelo.

O animal foi imediatamente encaminhado para a Gerência Regional do IBAMA, em Eunápolis. Segundo a gerente do IBAMA, Cleide Guirro, assim como ocorre com todo animal apreendido pela fiscalização em situação de perigo ou entregue espontaneamente, o destino é o CETAS - o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que funciona em Porto Seguro.

 

'Então, todos esses animais, ao serem encaminhados para lá, passam por triagem e, posteriormente, são soltos em uma área de mata', disse Cleide Guirro.

Ainda de acordo com a gerente do IBAMA, anualmente são recolhidos muitos bichos preguiça na região'. 

'Isso ocorre principalmente em época de queimada. Eles se perdem devido à lentidão e, por isso, são os mais ameaçados. Além disso, as preguiças são alvo de captura por pessoas que comem a sua carne ou a comercializam', frisa.

Quem for flagrado mantendo animal silvestre em cativeiro é penalizado. Além de multa de R$ 500,00 por espécime, também pode pagar R$ 5 mil por espécie ameaçada de extinção.

'Orientamos a quem recolher animal ferido que o entregue espontaneamente na unidade do IBAMA. Também alertamos que esses animais não devem ser comercializados ou comprados em beira da estrada ou outro lugar. Isso é crime ambiental. Além da multa, a pessoa pode ser processada', avisa Cleide.




Matéria Por: radar64