GUARATINGA: BICHO PREGUIÇA É ENCONTRADO PELA PM EM ESTRADA
Um bicho preguiça em situação de risco foi recuperado pela Polícia Militar, no começo da tarde de sábado (28), em Guaratinga. O animal, muito debilitado, foi encontrado às margens de uma estrada vicinal, em Cajuíta, zona rural do município. Os policiais preferiram não soltá-lo na natureza, com receio de que o bicho pudesse ser recapturado ou até morto por caçadores.
'Aparentemente, o bicho não tinha nenhuma fratura ou vestígios de tiros. Ele estava na beira da estrada. Não sabemos se ia atravessar', disse o policial militar Marcelo. 'Isso ocorre principalmente em época de queimada. Eles se perdem devido à lentidão e, por isso, são os mais ameaçados. Além disso, as preguiças são alvo de captura por pessoas que comem a sua carne ou a comercializam', frisa. Quem for flagrado mantendo animal silvestre em cativeiro é penalizado. Além de multa de R$ 500,00 por espécime, também pode pagar R$ 5 mil por espécie ameaçada de extinção. 'Orientamos a quem recolher animal ferido que o entregue espontaneamente na unidade do IBAMA. Também alertamos que esses animais não devem ser comercializados ou comprados em beira da estrada ou outro lugar. Isso é crime ambiental. Além da multa, a pessoa pode ser processada', avisa Cleide.
O animal foi imediatamente encaminhado para a Gerência Regional do IBAMA, em Eunápolis. Segundo a gerente do IBAMA, Cleide Guirro, assim como ocorre com todo animal apreendido pela fiscalização em situação de perigo ou entregue espontaneamente, o destino é o CETAS - o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que funciona em Porto Seguro.
Ainda de acordo com a gerente do IBAMA, anualmente são recolhidos muitos bichos preguiça na região'.
Matéria Por: radar64