Guaratinga realiza 3ª Conferência de Assistência Social
Representantes de órgãos e entidades da sociedade civil e do poder público participaram da 3ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guaratinga, que foi realizada nos dias 6 e 7 deste mês, na sede da Associação de Pis e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade.
O encontro cujo tema foi “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”, teve como objetivo, receber e avaliar propostas, visando o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como perspectiva, a valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços, programas projetos e benefícios.
Como objetivos específicos, a conferência avaliou os avanços obtidos na gestão do Sistema Único de Assistência Social, a qualidade da oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social, propôs estratégias para o fortalecimento do alcance das atenções ofertadas pelo sistema único, e buscou avançar na apresentação de estratégias para a consolidação da participação e do controle social na assistência social.
A conferência teve início na noite de quarta-feira, dia 6, com a solenidade de abertura, cuja programação teve uma apresentação de um número musical, a palestra inicial, proferida por Ana Karina Bof, assistente social, que fez um breve retrospecto da Assistência Social no município, e os discursos das autoridades: Clébia Melo, presidente do Conselho de Assistência Social; Arlinda Vaz, secretária de Desenvolvimento Social; Gelson Almeida, vereador; Marlene Dantas, vice-prefeita; Ademar Pinto, prefeito. De forma geral, os pronunciamentos versaram sobre os avanços havidos na assistência social no município nos últimos anos, e o chamamento da população a participar da conferência.
No dia seguinte, a partir das 8 horas da manhã, os trabalhos foram reiniciados, com a realização de outras duas palestras. “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores” foi o tema da primeira, que também foi ministrada pro Ana Karina, e “Subtemas da III Conferência de Assistência Social”, a segunda, feita por Andréia Xavier, também assistente social.
Depois, foram formados os grupos de trabalho e realizadas as discussões e, em seguida, a apresentação das propostas, debates e deliberações. Ao final, foram eleitos os delegados que representarão o município na conferência estadual.
Entre as propostas apresentadas, foram destacadas pela presidente: a descentralização das reuniões dos conselhos de suas sedes, se estendendo aos bairros, comunidade e povoados; o incentivo à formação continuada dos profissionais; e a conscientização da população com reuniões, fóruns e visitas domiciliares, no intuito de erradicar o comodismo, a falta de informação e outros fatores denominados de “pobreza herdada”.
A realização da conferência foi considerada um sucesso pela presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Clébia Melo: “Foi até além do que a gente esperava, principalmente pela participação das escolas e entidades da sociedade civil, um total de 53 delegados. Também foi significativa a participação de pessoas, dos usuários. Mais de 150 pessoas no total, o que é o máximo de participantes em todas as conferências realizadas até hoje”, destacou a dirigente.
Por: ASCOM - PMG/ Fotos Estevão