Diocese de Eunápolis completa 15 anos de criação

11-06-2011 18:06

 

Católicos de Eunápolis e municípios circunvizinhos comemoram neste domingo, dia 12 de junho, 15 anos da criação da Diocese de Eunápolis, erigida por ato do papa João Paulo II no dia 12 de junho de 1996. Na mesma data, o sumo pontífice nomeou o então monsenhor Edson Santana, bispo da nova Diocese.

A criação da Diocese de Eunápolis, bem como a de Caravelas, cuja sede foi transferida para Teixeira de Freitas em abril de 83, resultou da vinda de uma Missão de frades capuchinhos para o extremo sul baiano, com o objetivo de se criar nessa região da Bahia, uma circunscrição eclesiástica que poderia ser uma prelazia ou diocese, a pedido da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A Missão que teve início com a vinda dos frades Calixto, Lindolfo, Teodoro e Salvador para a região, depois foi denominada de Delegação dos Capuchinhos de Nápoles, permitindo, inicialmente, a fundação da diocese de Caravelas, em 21 de julho de 1962 – desmembrada da de Ilhéus. Depois, a Delegação foi elevada à categoria de Custódia em janeiro de 64, e vice-província em 17 de junho de 1970.

Por esse tempo, novos missionários já haviam chegado para o trabalho para o trabalho de evangelização, os frades Miguel Gagliardi e Angélico Barbato em 62.

Para cá também vieram outros frades: Tomás Vellin, Estevão Cinti, Noé Bollati e Ricardo Cetto nas décadas de 70 e 80, bem como freiras, missionárias e missionários leigos ligados a diversas congregações, como Irmãs de São José de Chambéry, Irmãs Franciscanas de Dillingen, Servas do Sagrado Coração de Jesus e Irmãs de São João Batista, entre elas, a freira Terezinha de Biasi, mais conhecida apenas como Irmã Terezinha.

Em 8 de dezembro de 1985, Eunápolis tornava-se Paróquia, juntamente com Guaratinga, e no dia 12 de junho de 96, sede da nova diocese, a Diocese de Eunápolis, cujo território, desmembrado das dioceses de Ilhéus e Teixeira de Freitas, abrange os municípios: Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga.

 

Por: 87fm - Teoney Guerra - pesquisador da História de Eunápolis e região