Assinatura de Acordo de Cooperação marca os 20 anos da Veracel

15-07-2011 13:18

 Solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (14/04) nas instalações da unidade industrial da Veracel Celulose, em Eunápolis, marcou as comemorações dos 20 anos de atividade da empresa.

A Veracel é um complexo agroindustrial que produz celulose de fibra curta, e tem como acionistas duas líderes mundiais no setor de celulose e papel, a brasileira Fíbria e a sueco-finlandesa Stora Enso.

O evento que teve a presença do governador Jaques Wagner, de secretários de Estado, a direção da empresa e representantes dos acionistas, deputados federal e estadual, prefeitos, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil, além do cacique Aruã, teve com ponto alto a assinatura de um acordo de cooperação público-privado entre a empresa e o Estado da Bahia, denominado Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento, que prevê um investimento de cerca de R$ 9 milhões nos dez municípios de atuação da empresa, no período de 2011 a 2015.

Pelo acordo, a Veracel investirá 25% do valor líquido do total de créditos acumulados anualmente - parte do ICMS que é devolvido ao caixa da empresa pelo governo, como incentivo à exportação -, em programas e ações nas áreas ambiental e social nos dez municípios da microrregião.

HOMENAGENS - Na solenidade, o diretor presidente da empresa, Antônio Sérgio Alípio entregou ao governador Jaques Wagner, uma placa comemorativa à data, e a empresa contemplou 25 dos seus colaboradores, que têm tempos de serviço de 10, 15 e 20 anos, com uma homenagem. Três desses colaboradores – representando os 25 agraciados - receberam a homenagem durante a solenidade, das mãos do presidente da empresa e do governador. Antes, foi mostrado um vídeo que apresentou os 25 homenageados exercendo as suas funções.

PARCERIA – A assinatura do acordo de cooperação e outras ações conjuntas já realizadas entre o Estado da Bahia e a Veracel foram citadas, pelo governador e presidente da empresa, como importantes para o desenvolvimento da microrregião, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental. “É uma parceria que tem gerado o desenvolvimento”, frisou Jaques Wagner. Por seu lado, Sérgio Alípio fez um breve relato sobre as ações industriais da Veracel, o volume de recursos que elas geram e os investimentos nas áreas social e ambiental. “Queremos melhorar cada vez mais o IDH da população, em especial das famílias mais carentes”,

afirmou. Alípio discorreu ainda sobre o programa “Corredores Ecológicos”, que interliga áreas de mata atlântica existentes no meio dos plantios de eucalipto, afirmando que é objetivo da empresa ampliá-lo, visando melhor preservar o meio ambiente.

DEMANDAS – Ações ajuizadas pelo Ministério Público contra a empresa recentemente e que têm sido contestadas foram abordadas pelo governador, que tratou do tema como “problemas de relacionamento” entre a Veracel e a comunidade. Ao falar sobre o tema, Wagner fez uma retrospectiva das suas viagens a Eunápolis desde o início da implantação da Veracel, como deputado, depois como ministro do Trabalho e agora como governador, afirmando ter pelo conhecimento dos “problemas de relacionamento”, e encerrou afirmando: “Temos problemas, temos, mas será através do diálogo que iremos resolver”.

OUTROS TEMAS – Num discurso em que abordou diversos temas, o governador sugeriu á Veracel, destinar uma parte do eucalipto à indústria moveleira, permitindo o seu desenvolvimento. Presenteado com um violão em miniatura que foi feito nas oficinas da Orquestra Sinfônica do Descobrimento – a orquestra executou o Hino ao 2 de Julho –, projeto social que tem o apoio da prefeitura de Porto Seguro, o governador falou sobre a importância desses projetos sociais, parabenizoua sua idealizadora, Moana Viterbo, e o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, e falou do apoio que tem dado a um projeto similar em Salvador.

O governador cumprimentou políticos presentes, falou do seu governo, das mudanças que vem realizando, e se desculpou por não poder participar do almoço que seria oferecido a seguir, justificando a ausência por ter compromisso oficial na cidade de Eunápolis.

Por: Teoney Guerra